Acupuntura para crianças

 A acupuntura é muito eficaz no tratamento de várias doenças. Não importa se ela é aplicada com agulhas, sementes ou laser: a técnica chinesa de acupuntura traz benefícios para os recém-nascidos, assim como traz para adultos.

Não apresenta contra indicação e pode ser feita a partir de qualquer idade, é uma ótima opção para os pais que querem evitar a utilização de fármacos e fugir das suas contraindicações, sempre que possível.

A ideia é atuar de forma a provocar diversos efeitos terapêuticos. O principal objetivo é promover o equilíbrio no organismo.

Entre 2 e 4 anos, por exemplo, as crianças começam a compreender mudanças importantes na rotina delas, como a entrada na escola, uma eventual separação dos pais ou morte na família. Essas situações podem despertar sentimentos como tristeza, medo e raiva, que não devem ser ignorados. Nesse caso, a acupuntura é indicada para modular a imunidade da criança (diminuir as chancas de adoecer), combater ansiedade e trazer bem-estar.

Quem quiser testar a técnica para tratar seu filho, deve primeiro escolher um profissional de confiança que irá definir a melhor abordagem de tratamento: com agulhas (são finas, bem menores do que as usadas em adultos, e posicionadas superficialmente na pele), Auriculoterapia (com cristais pequenos), Laser, Ventosas ou Pressão manual. Os especialistas foram unânimes em afirmar que os resultados promovidos pelas agulhas são mais rápidos e eficientes. No entanto, as demais alternativas são válidas, caso a criança tenha muita aflição das picadas.

Alguns benefícios no tratamento:

1. A Medicina Tradicional Chinesa procura sempre reger-se pela prevenção da doença. Mais do que a cura, procura prevenir que a criança ou bebê fiquem doentes.

2. Pode ajudar a diminuir as dores relacionadas com cefaleias e cólicas.

3. A acupuntura tem um efeito anti-inflamatório no organismo, aumenta as suas defesas e reduz a chance de quadros alérgicos crônicos.

 

4. Sintomas como impulsividade, irritabilidade, falta de autocontrole, bem como falta de atenção, são tratados através da estimulação de pontos específicos no corpo da criança relacionados com a falha na gestão de energia.

5. A estimulação dos pontos de acupuntura certos tem um grande efeito no estado emocional dos mais novos. Além de combater várias patologias, como ansiedade, dificuldade de dormir, ou descansar, é comum haver melhorias no rendimento escolar.

6. Os pontos da acupuntura ajudam a equilibrar o apetite, sobretudo através do tratamento da ansiedade, que pode ser responsável pela ingestão de comida em excesso, causando obesidade. Assim como a falta de apetite.

Fonte: Dra. Paloma Feitoza - Fisioterapeuta

Endereço:

Centro Empresarial Jardins do Brasil 

  • Av. Hilário Pereira de Souza, 406/492 - 20º Andar

      Sala 2001 - Torre 2 - Centro - Osasco - SP

      CEP 06010-170

Contatos: 

  • ​(11) 4624-4040 (consultório) 

Estacionamento com serviço de Valet no local para o conforto e segurança dos pacientes. 

Conectividade Wi-fi  em  todos

os ambientes.

© 2019 PequenoSer - Todos os direitos reservados. Imagens ilustrativas.

Resp. Téc. Dra. Estela Maria Marcon Pires - CRM 70.564