Aleitamento Materno - Agosto Dourado 2020

Importância do aleitamento materno e da vacinação para a saúde infantil

Estamos entrando no "Agosto Dourado", mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, empoderando famílias e incentivando a amamentação.

Leite Materno é a base da vida

Ele sacia a fome e impulsiona o viver. É, naturalmente, indispensável nos primeiros momentos da existência. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais. Afinal, amamentar é um ato de amor sem limites!

Diferentes pesquisas demonstram que crianças amamentadas respondem, por meio da produção de anticorpos, mais rapidamente ao efeito das vacinas. Ao mesmo tempo, os bebês que permanecem em aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e de forma complementa até os dois anos, ficam mais protegidos contra diversas doenças infecciosas e alérgicas.

Segundo a OMS, 820 mil mortes de crianças menores de cinco anos poderão ser evitadas neste ano com a implementação do aleitamento materno. Além disso, anualmente, de dois a três milhões de mortes são evitadas com a vacinação em todo o mundo. Por isso, especialmente nesse momento de pandemia, toda a sociedade deve estar atenta a essas duas importantes e simples práticas de proteção da saúde.

A pandemia de Covid-19 pode deixar cerca de 117 milhões de crianças sem imunização contra o sarampo em 37 países. Este é o cenário esperado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que vislumbra um profundo retrocesso nos índices de cobertura vacinal em todo o planeta em função da crise sanitária. Em médio prazo, as consequências podem superar inclusive aquelas provocadas pela própria pandemia.

Neste ano, a Campanha Agosto Dourado  evoca o triplo cuidado da amamentação: cuidar em tempos de Covid-19, cuidar do planeta e cuidar da comunicação, com foco no aconselhamento.

O Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos e recomenda, muito fortemente, o aleitamento materno e não oferecer alimentos ultraprocessados.

Traz recomendações e informações sobre alimentação de crianças nos dois primeiros anos de vida com o objetivo de promover saúde, crescimento e desenvolvimento para que elas alcancem todo o seu potencial. Confira no PDF. 

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria - SPB e Pediatra Orienta

Endereço:

Centro Empresarial Jardins do Brasil 

  • Av. Hilário Pereira de Souza, 406/492 - 20º Andar

      Sala 2001 - Torre 2 - Centro - Osasco - SP

      CEP 06010-170

Contatos: 

  • ​(11) 4624-4040 (consultório) 

Estacionamento com serviço de Valet no local para o conforto e segurança dos pacientes. 

Conectividade Wi-fi  em  todos

os ambientes.

© 2019 PequenoSer - Todos os direitos reservados. Imagens ilustrativas.

Resp. Téc. Dra. Estela Maria Marcon Pires - CRM 70.564