Distúrbios neurológicos 5 sintomas para prestar atenção
Talvez uma das coisas que mais causam medo nos pais e mães são doenças neurológicas. Mas o que é um distúrbio neurológico?
Distúrbios neurológicos em crianças ocorrem quando algo está anormal no cérebro, no sistema nervoso ou nas células musculares. Esses distúrbios podem variar de epilepsia (convulsão) a enxaquecas, tiques ou distúrbios do movimento e muito mais.
As crianças nascem com algum distúrbio, como espinha bífida, uma doença genética ou hidrocefalia (líquido no cérebro), ou adquirem o distúrbio mais tarde na vida, como o resultado de uma lesão traumática ou infecção grave.
Quais são os sinais de alerta de distúrbios neurológicos que os pais podem reconhecer e assim procurar um serviço médico.
É difícil saber quando procurar atendimento médico especializado para seu filho, mas recomendamos uma avaliação detalhada pelo pediatra do seu filho, se o seu filho estiver apresentando um declínio nos marcos do desenvolvimento, que pode ser um primeiro sinal. Estes marcos são a idade de sorrir, sentar, engatinhar, andar, falar etc. Estes marcos acompanharam as crianças durante os primeiros anos e na adolescência, por esta razão as visitas aos pediatras são tão importantes.
Outros sinais de aviso adicionais de distúrbios neurológicos incluem:
1. Tônus muscular anormal no nascimento (hipo ou hipertônico).
2. Convulsões.
3. Bebê flácido.
4. Episódios subtis de olhar fixo / sem resposta.
5. Lenta aquisição de linguagem e / ou habilidades motoras.
Salientamos a importância de um diagnóstico precoce e intervenção, pois algumas dessas condições são mais facilmente tratadas com um diagnóstico precoce. Se o comportamento de referência normal do seu filho estiver errado, peça uma consulta para que ele seja avaliado.
Fonte: Instituto Pensi. Por: Dr. José Luiz Setúbal