top of page

Os melhores exercícios físicos para crianças de cada idade

Pediatra em Osasco Dra. Estela 63

Praticar esportes sempre foi sinônimo de ter uma vida mais saudável. Seja lá qual for a faixa etária, as atividades físicas podem contribuir significativamente no combate a doenças e estímulo para um desenvolvimento sadio.

Para reforçar essa orientação, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) desenvolveu um guia, com orientações inéditas para que os pediatras estimulem seus pacientes a praticar exercícios físicos a fim de prevenir doenças como obesidade e outras complicações decorrentes do sedentarismo.

O guia também lembra que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente garantem as crianças e adolescentes  o direito ao lazer, esportes e diversão, assim como o acesso a saúde. Além disso, destaca também o compromisso firmado pelo Brasil com a Organização das Nações Unidas (ONU) de combater a obesidade infantil.

“A obesidade na infância e na adolescência é um problema mundial que acarreta custos elevados aos sistemas de saúde.
Jovens obesos apresentam maiores probabilidades de desenvolverem fatores de risco que podem causar doenças como diabetes, hipertensão, depressão, alterações ortopédicas e articulares.

''A criança gosta do lúdico, ela vai ter habilidade entre 5 e 7 anos, nessa idade você coloca numa escolinha, pode ser de natação, judô, o que achar mais interessante, mas tem que ter uma boa orientação e a criança tem que gostar, não adianta levar a criança chorando”

Bebês até dois anos: O guia recomenda que eles sejam estimulados a se movimentar várias vezes ao dia, seja engatinhando, buscando objetos ou movendo os membros do corpo, mas sempre sob supervisão e estímulo dos pais. Os pediatras advertem que a exposição a tablets ou outros tipos de telas eletrônicas, como celulares e televisão, devem ser evitados pelo menos até completarem dois anos de idade.
 

Crianças de três a cinco anos: O ideal é que os pequenos se exercitem por 180 minutos ao longo do dia. As atividades podem ser desde andar de bicicleta, brincadeiras de perseguir como pega-pega ou esconde-esconde, ou outros jogos com bola. É a partir dessa faixa etária que as crianças também podem começar a nadar, fazer dança, praticar lutas ou esportes coletivos, de maneira gradativa.
 

Crianças e adolescente de seis a 19 anos: Ao completar seis anos, é possível optar por maneiras de se exercitar por pelo menos uma hora por dia, com atividades mais intensas, como correr, nadar, pedalar, saltar ou com brincadeiras que trabalhem com o peso corporal e acelerem mais a respiração e o batimento cardíaco. A partir dos 14 anos atividades que estimulem a flexibilidade e o desenvolvimento de músculos e ossos, como a musculação, por exemplo, podem ser feitas até três vezes na semana com acompanhamento profissional.

Antes do início desta atividade é importante que os pais levem as crianças ao pediatra para uma avaliação física e cardiológica.

Desconectado

Os especialistas alertam ainda que o tempo de exposição as telas não deve ultrapassar duas horas diárias para não prejudicar o tempo de exercício das crianças. “Infelizmente, as telas ocuparam o lugar da atividade física, então a criança de qualquer nível social, de qualquer idade, já entra no consultório teclando um iphone, ipad, uma maquininha. Cabe ao pediatra orientar sobre como evitar o uso inadequado dos eletrônicos. Quando você está numa tela, você tem o isolamento social, você não está brincando, jogando, não tem nenhum tipo de convivência com outras crianças”, alerta Barros.

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, realizada a pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 65,5% dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental não realizavam nem 300 minutos de atividades físicas na semana, sendo que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que essa frequência chegue a pelo menos 420 minutos.

Fonte: Luciana Rodrigues Silva (SBP)

Endereço:

Centro Empresarial Jardins do Brasil 

  • Av. Hilário Pereira de Souza, 406/492 - 20º Andar

      Sala 2001 - Torre 2 - Centro - Osasco - SP

      CEP 06010-170

Conectividade Wi-fi  em  todos

os ambientes.

Contatos: 

  • ​(11) 4624-4040 (consultório) 

Estacionamento com serviço de Valet no local para o conforto e segurança dos pacientes. 

Nos siga nas redes sociais:

  • Design sem nome (26)
  • Design sem nome (24)

© 2026 PequenoSer - Todos os direitos reservados. Imagens ilustrativas.

Resp. Téc. Dra. Estela Maria Marcon Pires - CRM 70.564

bottom of page